HISTÓRIAS

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Leonardo Da Vinci

Nesse dia eu estava de plantão a noite. Quando saí calculei que não dava pra ir em casa antes de enfrentar a provinha do ENADE. Resolvi ocupar meu tempo com um bom programa. Pra começar bem o dia um bolinho com café na Starbucks porque ninguém é de ferro...

Depois... Que tal arte?  E se for Leonardo Da Vinci? Quase a primeira da fila e sozinha (isso significa: sem ninguém impaciente ao seu lado se perguntando por qual motivo você olha tanto um desenho). Com 4 horas de ócio imaginativo pela frente, lá fui eu.

Quem teve a oportunidade de ver a exposição de Leonardo Da Vinci na Fiesp, possivelmente se encantou com a diversidade de invenções que encontrou por lá. Quem ainda não se aventurou não pode perder, só vai até 10 de maio de 2015. A exposição deu conta de mostrar o lado menos divulgado do artista. Não focou na Monalisa, sua obra mais conhecida, nem no sfumato, a técnica pictórica que o consagrou. A exposição mostrou a  forma como Leonardo fazia seus estudos partindo da natureza para resolver problemas nas suas invenções. 


Tem muitos protótipos criados a partir dos desenhos de Leonardo como nas fotos acima e abaixo.





Alguns podem ser tocados, fornecendo uma experiência única para o público.


Nas máquinas deu pra notar o fascínio do mestre pelas engrenagens muito presente em seus manuscritos, assim como os estudos anatômicos. Tem vários vídeos e no início da exposição se você for com tempo, tem uma linha do tempo contando toda a trajetória da vida do artista, se estiver com pressa pode pular para as partes mais interessantes. Deu pra aproveitar bem, pena que a bateria do meu celular acabou antes do fim da minha visita. Tenho que providenciar um carregador portátil, alguém sabe se aquilo presta? Essa postagem era pra ter saído bem antes se não fosse muita coisa acontecendo na minha vida e um janeiro com inúmeros compromissos. Mas aí está e ainda dá tempo de correr pra ver. Av. Paulista, 1313. Das 10 às 20h. Mais informações AQUI.