Nada melhor que poder abrir a internet em qualquer lugar e poder contar com um editor de texto para poder escrever naquela horinha livre do dia. Ainda melhor que isso é poder contar com um local virtual para guardar seus arquivos. Tudo isso existe e é de graça (até certo ponto).
Semestre passado nas aulas de Arte e cultura digital, aprendi a mexer no Google Drive. Um programa que te dá a opção de criar documentos de texto, planilha, formulário, apresentações e até desenhos. O melhor de tudo é que pode ser compartilhado tanto o documento quanto a criação dele. Não entendeu? Isso mesmo, você acaba de criar o documento e na opção compartilhar já envia por email para outras pessoas. Essas pessoas ao abrir o documento pode modificá-lo se você permitir. Você pode enviar o documento com opção de somente leitura ou compartilhamento de autoria. A caixa do Google Drive funciona como uma pasta de arquivos, além de você poder criar pastas dentro dela para organizar os arquivos por trabalho ou disciplina por exemplo. Ali fica armazenados seus arquivos sem a necessidade de carregá-los em pen driver.
Essa facilidade está a mão de todos que possuem um e-mail do Gmail. Agora não existe mais a desculpa de não fazer o texto ou trabalho por não ter o Word instalado. De qualquer lugar onde tenha internet o programa pode ser utilizado, é só fazer login com a senha do seu e-mail. A desvantagem é que quando você cola texto do Google Drive no Word, o mesmo fica desconfigurado. :(
Dá um trabalhinho para arrumar. Mas na autoria de trabalhos que precisam ser criados em grupos é uma mão na roda! O símbolo abaixo é o caminho para o Google Drive dentro das opções que abrem.
Para quem prefere o Word, não tem problema! A Microsoft disponibiliza o Excel, Power Point e Word online. Você pode abrir o programa em qualquer local que tenha internet (óbvio) e escrever a vontade. Para isso basta que você tenha uma conta no Hotmail ou Outlook. Como no programa anterior, aqui também você conta com o One Drive para manter seus arquivos na "nuvem". Você nem precisa salvar o arquivo, você vai escrevendo ele vai salvando automaticamente.
Para entrar no Word online você tem que, obrigatoriamente, fazer login no Hotmail ou Outlook. No Google você encontra o caminho quando clica naquela imagem que tem nove quadradinhos no canto superior direito, no outlook ou Hotmail é a mesma imagem, só que fica no canto superior esquerdo. Deu pra entender? Vou desenhar de vermelho!
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