Hoje é sábado... dia de postagem que não é das aulas da semana!!! Bom né? E pra começar o mês...
Dias atrás postei aqui no blog umas dicas para fotografia, nossa colega Vivian Diniz é fotógrafa, leu a postagem e resolveu compartilhar com a gente as dicas para fotografar os trabalhos que já fizemos durante o curso. Para quem não se lembra, a Thais vai nos ensinar a montar um portfólio no WIX, e sugeriu que fossemos tirando fotos dos nossos trabalhos para quando chegar a hora de fazer o portfólio essa parte já esteja adiantada. Então tire as fotos, organize numa pasta, e depois é só passar para um dispositivo de armazenamento ou mídia para levar para a aula prática. Essa organização fará que as aulas rendam, otimizando seu tempo. Vamos as dicas da Vivian... texto em vermelho.
Vamos lá, separei pra vocês umas dicas bem básicas, sem detalhes técnicos e que vão ajudá-los a fotografar os trabalhos para o portfólio.
Vamos lá, separei pra vocês umas dicas bem básicas, sem detalhes técnicos e que vão ajudá-los a fotografar os trabalhos para o portfólio.
- Use um papel liso para fazer o background, onde você colocará seus trabalhos (eu usei um fundo preto) pode ser cartolina, papel cartão ou color-set, pois se caso o enquadramento não ficar perfeito aparecerá o fundo com uma cor uniforme.
- Observe a iluminação.
- Escolha uma parede onde a iluminação natural é maior, faça o possível para aproveitar a luz ambiente (ainda melhor se for natural)caso houver luz natural o suficiente para iluminar bem a cena, sem precisar acender nenhuma lâmpada será perfeito. Durante o dia, abra todas as janelas e portas para permitir que a luz natural ilumine o ambiente.
- Cole o background na parede e cole o trabalho por cima (com fita crepe no verso do trabalho)
- Verifique se a sua câmera está na resolução máxima que ela oferece.
- Desligue o flash.
- Identifique os elementos-chave que você deseja capturar, tente preencher sua foto com esses elementos, eliminando todos os elementos desnecessários.
- Segure a câmera com firmeza e sem tremer faça a foto, se possível use um tripé.
- Teste diferentes ângulos.
Três dicas básicas para iluminação:
- Frontal; destacar o objeto e obter imagens nítidas.
- Por trás; criar silhuetas.
- Lateral; mostrar a textura do objeto fotografado
É isso! Não é difícil, quanto mais fotos maior a possibilidade de escolhas e mais segurança você adquire, então... mãos a obra. Abaixo algumas fotos que tirei para o portfólio.
Vivian Diniz
Lindos os trabalhos da Vivian Diniz né mesmo? Olha no fundo da bailarina o background que ela falou... o recorte certinho das fotos você pode fazer no programa Photoscape (eu baixei gratuitamente na internet) e para os mais inteirados tem o Photoshop e outros que eu não tenho tanto conhecimento, mas quem souber... dá a dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!