Pois é galera! É pra amanhã o plano de aula para NI! Esse plano de aula vai ser válido para as duas disciplinas, portanto, para a Estela e para o Antonio. O plano de aula é baseado em uma obra que você escolheu na visita ao Museu Afro Brasil. Lá tem muita informação e confesso que é difícil escolher uma só, mas é papel do professor pesquisador essa curadoria, escolhendo a obra que melhor se adeque ao contexto. Lembrando que o plano de aula deve conter todos aqueles detalhes explicitados e exigidos pelo Robson no semestre passado. Pra quem já fez fica fácil, mas pra quem ainda não se aventurou, melhor dar uma lidinha no texto referente e ver como montar o plano de aula. Abaixo umas anotações minhas do semestre passado.
- Objetivos gerais (carrega vários objetivos específicos, são mais amplos e complexos, poderão ser alcançados no fim do ensino fundamental)
- Objetivos específicos (mais simples e concretos, são alcançáveis em menor tempo)
- Conteúdos:
*Procedimental (saber fazer, autonomia para analisar/criticar resultados)
*Atitudinal (desenvolve normas e valores que permeiam todas as ações educativas)
*Conceitual (é preciso saber, ter conhecimento a respeito de determinado assunto é acadêmico)
- Estratégias (recursos e ferramentas usados pelo educador para possibilitar a aprendizagem)
- Avaliação (métodos avaliativos diversos que será usado para diagnóstico)
- Levar em conta a metodologia triangular (figura abaixo)
Abaixo o formato de plano de aula cedido pelo Robson que nos ajuda a colocar em ordem o pensamento. Eu costumo criar aulas pensando nos meus futuros alunos, penso que assim o tempo gasto será aproveitado para ter uma série de aulas prontas para quando eu começar a atuar.
Esse plano acima foi só um print que tirei para nortear, ele está disponível no blog do Robson para baixar e mudar conforme sua necessidade, só clicar no link abaixo.
Junto com o plano de aula deve ser entregue um relatório de como se deu sua curadoria na escolha da obra. Bom trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!