HISTÓRIAS

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pobreza ou simplicidade???? Ai que difícil!!!!

Hoje a aula da Estela foi cheia de risos, muito bom isso!  Peguei a aula depois de meia hora (eu acho), ela falou de Viviane Mosé e de um vídeo sobre Platão X Nietzsche. Aí achei esse Especial Nietzsche - Café Filosófico e acredito ser este pois não achei nenhum vídeo com o nome que citei antes. Se alguém achar por favor avise ou me passe o link por e-mail. É uma discussão sobre como nos foi implantado os costumes que temos hoje e sem que nos dessemos conta, passamos a reproduzir.



Ela passou alguns slides que ilustraram a aula, o assunto girou em torno de pintores brasileiros e suas contribuições para retratar o povo brasileiro. Ela falou de Victor Meirelles.

Primeira Missa no Brasil

Moema

Falou de Almeida Júnior, considerado um dos maiores pintores brasileiros e o que mais contribuiu para retratar nosso povo tal como era e mostrou algumas pinturas dele, vou colocar aqui somente três.

Caipira picando fumo

Leitura

O violeiro

Falou também de Pedro Américo e sua obra Tiradentes esquartejado abaixo.

Tiradentes esquartejado

E falou de Eliseu de Visconti

Trigal

O discurso girou em torno das pinturas mostradas e a superação do academicismo pelos pintores que trazem das experiências no exterior uma visão diferente que aos poucos quebra com a forma acadêmica de pintar trazendo nas composições traços dos movimentos que já estavam acontecendo lá fora, tais como romantismo e expressionismo, se afastando do modelo neo-clássico implantado no Brasil pela Missão Francesa. Ela frisou que tem que ler o livro solicitado, pois é o conteúdo válido pra esse semestre.

Sabe aquela primeira aula da Thais que ela falou que um dos usos da fotografia no início era retratar os mortos? Então... Achei um blog que tem diversas fotos e fala sobre essa utilidade e que tinha inclusive mecanismos para manter os corpos na posição desejada. Ui que meda! Para acessar as fotos do blog clique no morto abaixo.



Desculpem a falha, agora vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!