A alguns dias atrás postei aqui no blog uma dica de curso de xilogravura oferecido pela Biblioteca Belmonte em Santo Amaro. Eu comecei o curso e no primeiro dia a aula foi dada pelo Rafael Zuks. Conversamos bastante, não havia muitas pessoas na aula. Ele iniciou contando a história da xilogravura e depois nos apresentou as ferramentas e fizemos testes em um compensado. Em seguida ele orientou que devíamos desenhar na madeira para começar a gravar, ensinou a entintar a base, que tem truques para ficar no ponto . Os trabalhos do Rafael são lindos. Abaixo o link do álbum dele no Flickr.
Abaixo nos mostrou alguns desenhos dele e eu aproveitei pra fotografar.
![]() |
Desenhos de Rafael Zuks - feitos dentro do ônibus em movimento. |
![]() |
Desenho do gato dormindo. |
Nesse mesmo dia apareceu por lá um pessoal para fotografar a aula, isso fez atrasar nosso trabalho. Também participou da aula dois alunos de artes da turma da tarde da Ítalo. Um dos alunos era o Sídney que já tinha um trabalho terminado e por isso foi alvo dos fotógrafos. Abaixo uma xilogravura feita pelo Sídney.
![]() |
Xilgravura do Sídney |
Na aula dos dois últimos sábados o professor foi o Eduardo Ver. Ele tem um atelier lá na Vila Madalena junto com o Rafael Zuks, fica na R. Fradique Coutinho, 934. Mas para quem estiver interessado nas aulas é só chegar na Biblioteca Belmonte. Não tem inscrição, assina uma folha de presença e participa da aula. Quem não tiver material não tem problema, eles disponibilizam a madeira (compensado) e as ferramentas. Quem quiser imprimir também pode, leva seu papel preferido e pode imprimir na colher ou se usar um papel grosso pode fazer a impressão na prensa. A ideia é ensinar o aluno a gravar e imprimir seu trabalho, o professor acompanha e dá as dicas de como proceder. Os trabalhos do Eduardo são lindos, cheios de detalhes. Um de seus trabalhos pode ser visto no Quiosque Sesc Itaquera - Xilogravura num painel de 20 metros - Lambe Lambe. Abaixo o artista e a obra.
![]() |
Eduardo Ver trabalhando num painel de xilogravura de 20 metros. |
Você encontra mais informações sobre o professor AQUI.
Agora tem uma coisa importante, tem que desenhar, bastante treino, porque sem desenho não tem xilogravura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!