![]() |
Livro de história em quadrinhos "Servo dos servos" |
Hoje não tô aqui pra mostrar aulas, nem dicas, mas para falar da Semearte. É a semana de arte da Ítalo, faculdade onde faço o curso de artes visuais. Explico isso porque sei que várias outras pessoas que não são da faculdade estão acompanhando o blog.
A Semearte (semana de educação e arte) é uma oportunidade que nós, alunos de Artes Visuais, temos para mostrar um pouco do conteúdo aprendido até agora. Também tem como finalidade trazer novidades inspiradoras pra nos motivar.
Hoje pela manhã não pude ver nenhuma apresentação pois estava ensaiando para nossa apresentação amanhã, porém após o período de aula normal fiquei no campus de bobeira esperando as apresentações da tarde. Na ante sala do teatro havia dois rapazes e histórias em quadrinhos na mesa onde ficam os palestrantes que tem livros publicados e me chamou atenção. Parei pra folear o livro, gostei do que vi, sentei e engatei numa conversa com o Lucas Andrade, que me explicou a palestra que perdi (que na verdade ganhei uma exclusiva pra mim) e contou um pouco da sua experiência, junto estava também o Clodoaldo Cajado que me cedeu a foto de parte do grupo, logo abaixo.
![]() |
Foto de parte do grupo de autores e ilustradores gentilmente cedida pelo Clodoaldo Cajado (primeiro á esquerda). |
Financiados pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) da Secretaria Municipal de Cultura, um grupo de jovens autores e ilustradores da periferia de São Paulo, deram vida a um livro de história em quadrinhos. As histórias mostram a realidade do cotidiano vivido por todos nós na periferia. Histórias que para outros são só histórias, mas quem nasceu ou foi criado numa periferia reconhece ali relatos. Comprei o livro e no caminho pra casa, no ônibus "Capão Redondo", comecei a ler. Em pé mesmo, como faço inúmeras vezes ao ir pra casa ou pro trabalho no transporte lotado. Algumas situações não vivi, mas presenciei muitas vezes; os enquadros policiais, abuso de poder, assédio moral ou/e sexual. Outras vividas por mais de uma vez; como a invisibilidade e o medo diante daqueles que deviam nos oferecer proteção. Acho que esses últimos são casos comuns entre nós. Mas tô aqui pra falar do livro. Servo dos Servos é o título da obra que eles explicam em duas páginas no início do livro e com um desenho na capa e contracapa, achei perfeito. Coisa de jovem que pensa.
Parabéns ao grupo pelo trabalho! E por levar essa concretização de sonho como exemplo para os nossos jovens. Sucesso!
Contato para compras: contato@editoracapaoredondo.com.br
Contato para compras: contato@editoracapaoredondo.com.br
Nossa Betinha, além de ser uma artista criativa e habilidosa és também uma REPORTER?
ResponderExcluirobrigado pela força beijos
Imagina Clodoaldo, foi um prazer conhece-los. Beijo.
ResponderExcluirmuito legal o trabalho deles !!!
ResponderExcluir