Na quarta a Solange conversou bastante sobre a origem dos primeiros museus e sua formação, que no início era apenas de doações de coleções particulares. Falou que nem sempre a história de como foram adquiridas as peças de um acervo é bonita ou politicamente correta. Nessa parte lembrei do semestre passado a Estela falando onde se encontram os mantos Tupinambás existentes (não estão aqui). Citou museus como o Museu do Prado na Espanha, Museu Mauritshuis na Holanda e Museu do Louvre em Paris na França.
Em um dos slides estava o significado do verbete "museu", como abaixo.
Significado de Museu
s.m. Na Antiguidade, templo das Musas. / Pequena colina de Atenas, consagrada às Musas. / Parte do palácio de Alexandria onde Ptolomeu I tinha reunido os mais célebres filósofos, e onde ficava sua famosa biblioteca. (Nestes dois últimos sentidos, escreve-se com inicial maiúscula.) / Grande coleção de objetos de arte e de ciência. / Prédios onde se encontram essas coleções. / Fig. Casa onde se encontram coisas diversas, antigas, sem uso.
Consegui o verbete acima no Dicionário Aurélio Online.
Ela pediu que fossemos buscar no Icom uma ajudinha para um trabalho individual que será feito durante todo semestre, que será a montagem de um museu portátil. A orientação acontecerá aos poucos e será mediada por ela. Não adiantou pedir para ela adiantar o assunto, desconversou e deu algumas dicas para início de pesquisa. Mas está AQUI o link para a resposta de como criar um museu, mastigadinho eim???!!! Abaixo para pesquisar...
- A caixa verde de Duchamp.
- O grande vidro de Duchamp (A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo).
Nomes que surgiram no decorrer da aula.
- Jorge Luis Borges
- Júlio Cortazar
- Peter Greenaway (Tulse Luper suitcases)
- Ben vautier (total art matchbox)
Abaixo segue o vídeo que ela prometeu mandar. Feito no Movie Maker. Prá quem está chegando agora na turma, não pensem que tivemos aulinhas de como mexer no Movie Maker passo-a-passo quando tivemos aula de Arte e Cultura Digital, não foi bem assim... tá contado AQUI como foi, tem até link para o vídeo que ensina a lidar com o editor.
Taí o vídeo, o segredo é só tirar boas fotos, fazer pequenos trechos de filmes, colocar as legendas ou músicas que condizem com o museu apresentado, recortar, colar, colorir e montar trechos de textos e fotos e vídeos e músicas tudo bonitinho, numa apresentação de 8 minutos. Baba!!!! Moleza!!!! Kkkkkk (essa é aquela parte que sou irônica). Mas tem que fazer e a data de entrega mudou, é para o dia 27/08, ganhamos uma semaninha a mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!