![]() |
Museu Portátil de Duchamp |
A aula da Solange semana passada foi bem legal, ela falou sobre o espaço do Museu. Falou sobre a relação de poder e saber que os museus carregam e a necessidade de mediação nestes espaços. Questionou se há mesmo necessidade de mediação, se o visitante precisa mesmo do olhar do outro, já que tem o seu. Qual é o papel do educador que trabalha em um Museu?
Falou que não há necessidade de contar tudo a respeito de uma determinada obra, alguns detalhes e curiosidades sobre o artista podem ser suficientes para despertar no visitante a curiosidade de pesquisar a respeito posteriormente. Pensar em educação em museu significa pensar nessa relação e na inclusão do público dentro desse espaço e não força-lo a ver com seus olhos.
Ela deu mais uma pincelada no trabalho do Museu Portátil, pensar em como você vai carregar esse museu e algumas palavras rabiscadas na lousa...
- Cronótipos
- Famas
- Esperanças
Deu dica de filmes
- Os deuses devem estar loucos
- Memento
As aulas da Solange não devem ser perdidas, suas explicações e o entendimento da fala dela darão uma possibilidade diferente para cada pessoa. Por vezes não escrevo meu entendimento porque pode bagunçar o entendimento do outro, daí a preferência por apenas dar dicas de onde buscar a informação, porque informação completa mesmo... só assistindo às aulas e mesmo assim eu sempre saio da sala com mais perguntas que respostas.
Nas minhas andanças encontrei esse blog e gostei da postagem, leiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!