HISTÓRIAS

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Meus neurônios

Hoje foi dia de imprimir o desenho gravado na placa de cobre, tem todo um processo para impressão dos trabalhos.  Limpamos a placa com uma solução preparada pelo professor, deixamos secar entre folhas de jornal. Recortamos a folha de registro que é onde deverá ser posicionada a placa na hora de gravar e pode ser feita com sulfite ou papel jornal, deve ser maior que a placa 2 cm de cada lado, sendo que na parte inferior (onde você colocará sua assinatura) dever ter aproximadamente 4cm. A placa deve ser colocada na posição desejada, ainda na folha de registro, e marcado os quatro lados a lápis, para servir de guia na hora da impressão. 
O canson deverá ser de 240g ou mais, teve casos do papel rasgar. Depois do papel cortado, separamos a folha de registro. O canson cortado do mesmo tamanho vai pra dentro de uma bandeja de água, isso mesmo, água, fica 15 minutos e retiramos colocando pra secar entre folhas de jornal. A placa é entintada usando uma rolha de cortiça, retirado o excesso de tinta com o tecido que ele pediu e o embaçado que fica é retirado com a lateral da palma da mão. Depois é só posicionar a folha de registro na prensa, encaixar a placa no risco já feito e colocar o papel por cima e rodar a prensa. 
Se você ainda não imprimiu, procure levar adiantado essas etapas de corte de papel, pois são muitas pessoas e a gravação tem fila. 
No final da aula o professor novamente teve que chamar atenção para a falta de cuidado com materiais e lixo, pois muita gente deixou os restos encima da bancada, vamos tentar colaborar né? Somos uma turma muito grande. 

Quem quiser preparar a próxima placa o processo é o mesmo, só que não é pra gravar! Pode chanfrar, fazer as etapas de lixa e deixar preparada. O próximo processo é diferente, vamos primeiro passar uma proteção na placa. Adiantar os desenhos é uma boa pedida. Tem mais 3 pela frente...

Abaixo, meu neurônio... o último que restou depois desse monte de trabalhos... rsrs.




Estudo em papel jornal - Elizabeth Bêto

 Placa de cobre gravada

Impressão da gravura em Canson 300gr

A única chatice é não tem outro lugar pra imprimir a não ser o atelier. Mas adorei o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!