HISTÓRIAS

domingo, 14 de setembro de 2014

Notícias da semana

ELVIS

Essa semana o professor passou o enunciado do que vamos trabalhar (gravura em metal) e começamos a preparar a placa. São várias etapas de lixa para polir a placa, chanfrar e deixar preparada para a gravação. Quem não conseguiu começar o polimento preparou a ponta seca ou iniciou o desenho. Todos tiveram oportunidade de trabalhar, mas muita gente saiu do ateliê antes da aula terminar.

  • Para chanfrar a placa de cobre precisa de uma lima, daquelas chatas. 
  • Para polir a placa precisa de lixa d'água nº 1200 e 600.
  • Para fazer a ponta seca precisa de uma chave de fenda tipo philips e uma rolha de cortiça (daquelas de garrafa de vinho).
  • Para fazer o desenho lápis e papel jornal.
  • Pano macio e absorvente para secar a placa.
Ele frisou que o trabalho é delicado e deve ser desenvolvido sem pressa. Mostrou inúmeras gravuras com diferentes técnicas. E novamente falou que não aceitará cópias. Abaixo algumas imagens achadas no Google imagens, de trabalhos de alguns dos artistas que ele mandou pesquisar.

Paulo Penna

Mubarac
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROBSON



A aula de métodos e práticas do ensino médio foi uma revisão de conteúdo de como preparar o plano de aula. Aparentemente muitas aulas não foram planejadas com todos os tópicos necessários. Para quem ainda tem dúvidas o plano de aula está aqui. Ele devolveu os planos de aula com a indicação do que deve ser corrigido e posteriormente enviado por e-mail. 
---------------------------------------------------------------------------------
SOLANGE


Nessa quarta a Prof. falou um pouco sobre experiência ( e experiência é experiência, seja ela boa ou ruim) pediu pra ler o texto "A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica" enviei por e-mail para o representante de cada grupo. Caso não tenha recebido, verifique com a pessoa do seu grupo responsável por repassar os e-mails. Também pediu para ler o texto "O narrador" ambos os textos de Walter Benjamin. 
Levar para a próxima aula um objeto que tenha valor especial para você, seja bom ou ruim, que goste ou não. Preferencialmente de porte pequeno. Para mim ficou gravada da aula uma frase em especial. 
"Não há como reproduzir em palavras a fruição que acontece entre o expectador e a obra"
No fim da aula ela falou com quem havia levado projetos ou ideias sobre o museu portátil.
---------------------------------------------------------------------------------

EWERTON/HÂNIA

Na aula de Artes Cênicas dessa semana era para entregar o enredo do filme Romeu e Julieta de Franco Zeffirelli (1968). Porém devido as dificuldades de encontrar o filme algumas pessoas não entregaram o trabalho que consiste em responder as 20 questões do Organon e fazer o enredo do filme. Assim o Ewerton deixou que o trabalho fosse entregue sem falta na próxima semana. Fizemos os exercícios diários de aquecimento e relaxamento. No final ele falou que a profissão do personagem é muito importante na criação do mesmo, pois todo mundo traz consigo características da profissão que exerce.  Falou também de circunstância proposta e superobjetivo.
---------------------------------------------------------------------------------
THAIS

A Prof. deu a aula para darmos início ao projeto de desenvolvimento artístico. Não tinha notado, mas o nome dessa disciplina mudou e agora é um nome enorme "desenvolvimento de projetos artísticos - arte contemporânea e contextos". Aqui no blog vai continuar sendo contextos híbridos ok? Ou teria que mexer em todas as postagens feitas até agora. Nos reunimos em grupos e iniciamos o trabalho. 
O trabalho deve ter como base a globalização e o grupo deve escolher um tema dentre os vários citados no filme do Milton Santos que ela passou em sala e eu coloquei aqui. Também deve estar relacionado com a exposição FILE que visitamos e os textos solicitados em sala. 
Na próxima semana devemos entregar o tema escolhido e o nome dos componentes do grupo (lembrando que deve ser a união de pessoas das duas salas). 
É responsabilidade da Thais também o seminário temático, que também vamos desenvolver no decorrer do semestre (que só tem 3 meses pela frente).

É isso por enquanto, boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!