![]() |
De Google imagens - Eu quando escrevi este post. |
Na última sexta a Thais falou do Projeto de Obra de arte. É um projeto bastante complexo, que exige atenção na exposição oral da Prof. durante a aula e leitura prévia dos textos previstos no plano de ensino dela. A maior parte dos textos são do livro da Anne Cauquelin. Outros textos são encontrados na internet por se tratar de artigos científicos publicados no Scielo. Assim sendo não há nem como alegar que não encontrou o material.
Não sei se por se tratar de sexto e último semestre os professores parece que fizeram um pacto e só falta lançar o manifesto: "trabalhosquedurarãotodoosemestreparasenremdesenvolvidoseosalunosqueusemotempoociosodameianoiteàsseisdamanhã". Não tá moleza não.
Fui listar e Eu tenho 8 trabalhos para desenvolver em grupos/individual, concomitante a isso ainda tenho que fazer estágio, cinco ou seis hora diárias, já ia me esquecendo que pra manter a faculdade tenho que trabalhar noite sim noite não, 12h por plantão. Se está difícil pra alguém, está igualmente difícil pra mim. Então ia ser uma ajuda e tanto se as pessoas mantivessem o foco, lessem os textos, pesquisassem os artistas, lessem os livros, pesquisassem os temas de trabalhos e prestassem atenção nas aulas expositivas.
Não deveríamos ter que dizer que, como a Thais citou, muitas vezes é necessário ler o texto mais de uma vez para entender. Ás vezes tem que ler o livro todo. E também para alguns (no meu caso), ler outros artistas/autores que tratam do mesmo assunto se faz imperioso, pois àquele pode expor de uma forma que eu entenda o que não entendi com o outro. Toda vez que vou escrever uma postagem nova, procuro os vídeos dados nas aulas para quem quiser ver novamente, coloco os links de locais onde possam achar os textos ou outras possibilidades de pesquisa lincadas às aulas. De uma certa forma já estou estudando, pois muitas vezes não acho o texto exato e acabo por ler um parecido que me dá novas possibilidades.
E é por pensar nos alunos (meus) em sala de aula que muitas vezes não posto aqui os assuntos paralelos que leio, pois pode confundir ao invés de ajudar. Mas pensando na aula de sexta, talvez até os links que posto estejam viciando as pessoas e impedindo que estas procurem por si só um caminho para a pesquisa individual.
É chato pra caramba ser comparados à alunos da sexta série. Mas fiquei com uma turma de alunos desse ano outro dia e a única coisa diferente é que nós não ficamos fazendo selfie o tempo todo, só de vez em quando. O professor ficar exasperado porque um monte de universitários (a maioria pós-termo) não deixa a aula ser concluída... nem precisa dizer nada... é desnecessário gastar tipos explicando porque não devemos isso ou aquilo.
Os professores faltam disponibilizar a alma para as catarses individuais e o povo quer mais. Talvez na próxima aula algum docente leia o texto juntamente conosco.
Será que estou ajudando ou atrapalhando?
Abaixo dessa postagem há um campo para comentários, queria pedir que você leitor, desse sua opinião. Justifique, se possível, seu ponto de vista.
#prontofalei!
Mais é Claro que Ajuda,pois todo esse repertório que você disponibiliza é muito enriquecedor,todos sabemos que não é tua função e nem obrigação de faze lo.
ResponderExcluire cada busca que você disponibiliza é importante pois junto vem a sua leitura que é única e exclusiva que muito vem colaborar,quanto os demais fazer oque? bola prá frente e quem mais ganha com essas pesquisas é você. abraço:
Olha Francis, difícil saber se está acertando. Obrigada pelo comentário.
ResponderExcluir