HISTÓRIAS

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ATME - Aula 24/02

Olá! Boa tarde!
Ontem foi aula do Elvis, ele falou um pouco sobre o tema retirantes/êxodo para xilogravura e começamos os exercícios de monotipia. Com base no tema indicado, entintamos a base de vidro/acrílico/plástico ou fórmica tamanho A3, usamos tinta preta para xilogravura a base de água. Depois centralizamos o papel jornal na base entintada e desenhamos sobre ele preferencialmente usando hachuras. Sem encostar ou apoiar as mãos no papel, pois esse ato produzirá manchas no desenho. A prática é muito gostosa, dá vontade de fazer vários. O Eudes fez um trabalho lindíssimo. O meu é este abaixo que ainda não assinei, pois O Elvis disse que ensinaria depois como fazer isso. Pediu pra passar o recado que na próxima aula será monotipia novamente e é pra levar fotos ou figuras do tema pré-definido papel jornal A3, lápis com ponta decente (já conhecem a ponta decente do Elvis né?) estilete, fita crepe e pano de limpeza porque o trem faz uma sujeira danada!!! Quanto a base, pelo que presenciei, a de vidro é perfeita, deve ser extremamente lisa para melhor efeito do trabalho. A minha base foi um compensado, daqueles usado em fundo de gaveta, ficou mais ou menos os resultados a do Eudes de vidro, ficou com uma cobertura impecável. Então se ainda não providenciou procure comprar uma dessas.
Galera no caso dessas aulas de monotipia, aula dada e não aproveitada é perdida, pois não temos, como no caso da pintura a óleo, a facilidade de carregar o material, exceto se você comprar o rolo e tinta próprios para xilogravura. Procurem comparecer e cedo, pois o ato de entintar a base formou fila... E prestem atenção nas dicas que ele dá aos colegas... estas servem pra você também, eu aproveito todas. Lembrem-se do tema retirantes/êxodo, fugir disso é não atender a proposta!!!


Minha primeira monotipia

NOTA: Na aula anterior eu não havia entendido que era pra levar fotos das figuras do tema indicado pelo prof. e muita gente ficou sem referencia para trabalhar, pois ele não quer um trabalho baseado na memória, este deve ser um fragmento de uma imagem, um recorte.

Foto retirada do Google imagens.

Esse é o formato de ponta de lápis que o Elvis sugere, feito com estilete, bem fina e grande para facilitar o contato do grafite com o papel nas mais diversas posições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!