HISTÓRIAS

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Lendo imagens, muitas imagens.

O Professor Robson começou a aula dando dica de um livro que faz parte da bibliografia da disciplina dele. 
Livro: Leitura de Imagen
Autor: Lúcia Santarella
Ed. Melhoramentos
Série: Como eu ensino
R$ 55 - Livraria Cultura

Retomou um slide da aula anterior e deu continuidade a ela falando dos elementos básicos que podem ser apreendidos e compreendidos e que são importantes no ato de ler imagens. Explicou diversos tópicos como tom, cor, textura, escala, movimento de leitura, contraste, repetição, agrupamento, etc... Essa semana rendeu bastante a aula. Passou o filme Inspirations, link abaixo.




Depois do Vídeo, ele colocou foto de uma obra de Cândido Portinari no slide e nos incitou a fazer leitura e links da imagem, e pode-se perceber que quanto mais conhecimento se tem, mais rica é a leitura e maior a facilidade para realizá-la. Abaixo a foto da obra.

Enterro - Cândido Portinari

Ai então ele passou outro vídeo.




Depois desse vídeo, todos da sala tiveram oportunidade para  falar o que acharam, pensaram ou entenderam. Nesse ponto deu pra ver bem o quanto o conhecimento é necessário para que se tenha base na hora de construir uma leitura, que exige também paciência, atenção e tempo. Após esse vídeo acima ele mostrou a foto de outra obra. E deu um roteirinho para a leitura dela.



Quando se tem conhecimento da vida do artista e contexto da época em que a obra foi criada, já temos mais instrumentos para fazer a leitura da mesma.
E ele não parou por aí.... mostrou o vídeo abaixo. Amei!



O que quer dizer simetria mesmo?

Pra fechar a aula com chave de ouro... que tal um trabalho? 

Grupos de 4 a 6 pessoas, nem mais nem menos.
Deveremos escolher um objeto de leitura, não necessariamente tátil, pode ser, música, texto, imagem, vídeo... enfim, a seu critério e criar uma aula. Será feito em sala na próxima aula. 
Ele quer receber por escrito e digital. A ideia é juntar todas as aulas em um só lugar e disponibilizar no blog dele para que todos tenham acesso. Eu tentei fazer algo parecido dois semestres atrás, mas era apenas nossos planos de aula, uma troca entre grupos. Nem me ouviram (exceto 1 grupo). Já ia esquecendo, é pra ler o texto O expectador comum de Alberto Manguel. O link está na postagem da semana passada aqui no blog e no blog do Professor, cujo link disponibilizo na barra lateral deste blog.

Olha... eita postagem demorada essa.

Um comentário:

Que bom que decidiu comentar. Sua opinião é super importante!